EstatÃsticas preliminares das disciplinas transversais
Relação da quantidade
de alunos presenciais e a distância
Na disciplina transversal de
Métodos de pesquisa respondem a chamada em média: 64,4 alunos presencialmente e
87,7 alunos a distância. Verificamos a diminuição constante dos alunos após o
dia 29/08 (Figura 1). No dia 24/10 verificamos uma queda drástica na resposta
da chamada, avaliamos que a causa dessa queda foi devido ao erro de horário do
moodle. Nas duas últimas aulas, dia 24/10 e 31/10 o moodle estava com horário
de verão e isso causou confusão com o horário de resposta da chamada.
Figura 1: Média de
presença de Alunos da Disciplina Métodos de Pesquisa
Na disciplina de Escrita Acadêmica
em Inglês verificamos o declÃnio semelhante de alunos ao longo das semanas. A
disciplina tem em média 96,1 alunos presenciais e 139,7 a distância. No dia
24/10, primeiro dia de erro no horário do moodle, não houve aula do Professor
Ron. O Professor reservou esse dia para que os alunos pudessem escrever um
texto. Já no dia 31/10 verificamos uma pequena diminuição na resposta das
chamadas, sendo 96,5 presenciais e 124,5 a distância.
Ambas as disciplinas têm mais
alunos a distância do que presenciais, métodos de pesquisa a distância tem 36%
mais alunos que presencial, escrita acadêmica a distância tem 45% mais alunos
que presencial. Essa diferença é perceptÃvel em ambos os gráficos (Figura 1 e
2).
Quantidade de acessos
no site
A figura 3 demonstra a quantidade
de acessos no site http://200.17.247.224/
no perÃodo entre os dias 29/09 e 31/09. O número de acessos no site coincide
com a quantidade de alunos respondentes da chamada. A quantidade de acessos
ligeiramente maior, entre 5 e 15 acessos, pode ser acarretada por dois motivos:
o acesso constante dos bolsistas checando o stream das aulas ou alunos
acessando através de mais de um computador (e.g PC, notebook e smartphone).
Figura 3: Quantidade
de Acessos no site
Velocidade de
carregamento da página
Esta velocidade de carregamento
da página não depende da conexão dos usuários, mas sim da velocidade de
resposta do servidor. Na Figura 4 vemos que nos dias 26/09 e 10/10 a velocidade
de resposta do servidor alterou levemente. No entanto, no dia 17/10 verificamos
um aumento no tempo de resposta do servidor, nesse dia o servidor em questão
estava transmitindo uma reunião da UFPR. Não é possÃvel estipular exatamente a
quantidade de acessos que o servidor estava tendo nesse dia. Também não sabemos
explicar porque no dia 24/10 o servidor ainda estava com uma demora tão alta.
No dia 31/10 o servidor voltou ao normal.
Figura 4: Velocidade
de carregamento da página
O tempo de resposta no carregamento da página afeta
consideravelmente os alunos, causando diversos momentos de travamentos do
vÃdeo. A transmissão do stream de vÃdeo é constante e não tem cache de vÃdeo,
em outras palavras, os alunos não conseguem voltar o vÃdeo para o momento antes
do travamento.
Local de acesso dos alunos a distância
Cidades |
Usuários 26/09/18 |
Cidades |
Usuários 10/10/18 |
Cidades |
Usuários 17/10/18 |
Cidades |
Usuários 24/10/18 |
Cidades |
Usuários 31/10/18 |
Curitiba |
183 |
Curitiba |
172 |
Curitiba |
190 |
Curitiba |
112 |
Curitiba |
189 |
Palotina |
11 |
Joinville |
9 |
Palotina |
12 |
Palotina |
9 |
Palotina |
10 |
São Paulo |
9 |
Palotina |
8 |
Joinville |
6 |
Joinville |
6 |
São Paulo |
10 |
Joinville |
7 |
São Jose dos Pinhais |
4 |
São Jose dos Pinhais |
5 |
São Jose dos Pinhais |
3 |
Joinville |
8 |
São Jose dos Pinhais |
5 |
São Paulo |
4 |
Araucaria |
4 |
Chicago |
2 |
Four Corners |
3 |
Cascavel |
3 |
Colombo |
3 |
Guarapuava |
3 |
Ponta Grossa |
2 |
Rio Branco |
3 |
Videira |
2 |
Athlone |
1 |
Rio Branco |
2 |
Mafra |
1 |
São Bento do Sul |
2 |
Belém |
2 |
Guarapuava |
2 |
Jaragua do Sul |
2 |
São Bento do Sul |
2 |
Mafra |
2 |
Asuncion |
2 |
Ponta Grossa |
3 |
Rio de Janeiro |
3 |
Rio Branco |
2 |
São Jose dos Pinhais |
3 |
Itu |
2 |
Pontal do Parana |
2 |
Londrina |
2 |
São Paulo |
2 |
Maringa |
2 |
Mafra |
2 |
Porto União |
2 |
Mafra |
2 |
Cascavel |
1 |
Ponta Grossa |
2 |
Porto União |
2 |
Rio Branco |
2 |
Ponta Grossa |
2 |
Colombo |
1 |
Porto Alegre |
2 |
Rio Branco |
2 |
São Bento do Sul |
2 |
Pontal do Paraná |
2 |
Governador Valadares |
1 |
Porto União |
2 |
São Bento do Sul |
2 |
Toledo |
2 |
Porto Uniao |
2 |
Irati |
1 |
Rio de Janeiro |
2 |
Assis Chateaubriand |
1 |
Belem |
1 |
Sao Bento do Sul |
2 |
Pinhais |
1 |
Belém |
1 |
Athlone |
1 |
BrasÃlia |
1 |
Athlone |
1 |
Santos |
1 |
Belo Horizonte |
1 |
Blumenau |
1 |
Cascavel |
1 |
Belém |
1 |
Toledo |
1 |
BrasÃlia |
1 |
Braganca Paulista |
1 |
Irati |
1 |
Belo Horizonte |
1 |
Videira |
1 |
Campo Grande |
1 |
BrasÃlia |
1 |
Itajaà |
1 |
Canoinhas |
1 |
|
|
Canoinhas |
1 |
Colombo |
1 |
Itu |
1 |
Cascavel |
1 |
|
|
Cascavel |
1 |
Cornelio Procopio |
1 |
Jandaia do Sul |
1 |
Chapeco |
1 |
|
|
Chicago |
1 |
Governador Valadares |
1 |
Jaraguá do Sul |
1 |
Chicago |
1 |
|
|
Colombo |
1 |
Guarapuava |
1 |
Londrina |
1 |
Colombo |
1 |
|
|
Governador Valadares |
1 |
Irati |
1 |
Maringá |
1 |
Goiânia |
1 |
|
|
Irati |
1 |
Itapema |
1 |
Matinhos |
1 |
Governador Valadares |
1 |
|
|
Itu |
1 |
Jandaia do Sul |
1 |
Newark |
1 |
Irati |
1 |
|
|
Jandaia do Sul |
1 |
Jaraguá do Sul |
1 |
Pato Branco |
1 |
Itapema |
1 |
|
|
Jaragua do Sul |
1 |
Londrina |
1 |
Porto Alegre |
1 |
Itu |
1 |
|
|
Londrina |
1 |
Maringá |
1 |
Rio de Janeiro |
1 |
Maringá |
1 |
|
|
Marilia |
1 |
Matinhos |
1 |
Saint
Julian's |
1 |
Matinhos |
1 |
|
|
Matinhos |
1 |
New
York |
1 |
Santos |
1 |
New
Brunswick |
1 |
|
|
Newark |
1 |
Pato Branco |
1 |
Timbo |
1 |
Nova Esperança |
1 |
|
|
Paranaguá |
1 |
Pinhais |
1 |
Videira |
1 |
Pinhais |
1 |
|
|
Pinhais |
1 |
Piscataway
Township |
1 |
|
|
Santos |
1 |
|
|
Santos |
1 |
Ponta Grossa |
1 |
|
|
São Paulo |
1 |
|
|
São Vicente |
1 |
Pontal do Paraná |
1 |
|
|
Toledo |
1 |
|
|
Toledo |
1 |
Rio de Janeiro |
1 |
|
|
Videira |
1 |
|
|
Videira |
1 |
Santos |
1 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Valladolid |
1 |
|
|
|
|
|
|
|
|
[1] O script do Google Analytics só foi implementado no
servidor dia 24 de Setembro, por isso só temos estatÃsticas a partir desta
data.
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