Resenha: O problema do problema de design



Resenha: O problema do problema de design

Victor Moreira
01victoremanuel@gmail.com

O artigo The Problem of Design Problems de Kees Dorst busca entender como os designers lidam com os problemas de design, dentre as abordagem que o autor usa para estruturar o problema de design, ele propõem um tríplice natureza para o problema de design (determinado, subdeterminada e indeterminado). No final do texto o autor classifica a especialização do design em cinco níveis de experiência, o que pode nos levar a questionar que se a natureza do problema de design estiver ligada ao nível de experiência do profissional, será possível que a natureza do problema mude conforme o nível de especialização do designer?

A natureza do problema de design pode ser determinada e, portanto objetiva, orienta o designer a fatos concretos de análise dos problemas assim como a coleta de informações específicas para a solução do mesmo. Porém grande parte dos problemas não são tão fáceis de resolver, há formas de interpretar o problema a partir de uma perspectiva gerando assim uma solução. Há também problemas considerados indeterminados, e é neste tipo de problema que um designer com experiência, e nível adequado, pode encontrar uma solução para um problema que antes poderia ser considerado indeterminado.

O autor divide a especialização do designer em cinco níveis: novato, iniciante avançado, solucionador competente, solucionador proficiente e perito real. De forma que o designer novato pode subir de nível conforme a sua experiência em resolução de problemas e desenvolvimento de projetos. Então seria o nível de conhecimento um potencial ponto para a solução do problema de design? Não de qualquer forma ou em qualquer situação, a resolução de problemas é sempre uma atividade específica e um local, sou seja, a solução para um problema de design não é a mesma em lugares deferentes e situações.

A especialização do designer pode está ligada a resolução de problemas de natureza complexa de acordo com o seu nível de experiência, mas não é um fator decisivo para a solução do problema. A forma como o designer aborda os problemas, ferramentas de análise e até metodologias de desenvolvimento podem levar o mesmo designer a encontrar soluções diferentes para o mesmo problema.

É importante entende que o nível de especialização do designer somente ajudará na solução de problemas na sua área específica, e que a solução de um problema de design pode ter várias soluções, cada uma funcionando em seu contexto específico.



DORST, Kees. 2003. The problem of Design Problems. In: Design Thinking Research Symposium, Sydney, University of Technology.

Victor

Sou natural de Belém-Pa, atualmente morando Porto Alegre RS. Minha formação é em Design de Produto e sou espacialização de Desenvolvimento de Jogos Digitais na PUCRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário